Processo Seletivo

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Informações gerais

O candidato ao Programa de Meteorologia Aplicada, antes de se inscrever no sistema online, deverá tomar conhecimento do Edital de Seleção que está disponível nesta página.

Os candidatos estrangeiros serão submetidos às mesmas normas do edital do processo seletivo vigente, com exceção daqueles que pleitearem e obtiverem carta de aceitação antecipada para submissão de pedido de bolsa de estudo junto ao Programa de Estudantes-Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG). Os candidatos que queiram solicitar carta de aceitação para pleitear bolsa de estudos devem tomar conhecimento do Manual PEC-PG e das chamadas em vigor das instituições de fomento para, então, enviar documentação (currículo, diploma, histórico e plano de trabalho) para o e-mail do Programa (met@ufv.br), informando sua intenção. Caso seja aceito, sua vaga estará garantida no próximo Edital a ser aberto. O candidato que obteve a carta de aceitação deverá se inscrever no sistema online para ter sua seleção garantida.

As inscrições são aceitas de acordo com a abertura dos editais que, geralmente, ocorrem de abril a maio (para início no 2º semestre) e agosto a setembro (para início no 1º semestre do ano seguinte).

As inscrições no processo seletivo deverão ser realizadas, via internet, no site https://www3.dti.ufv.br/ppg/sisppg-inscricao-pos/instrucoes-inscricao-candidato. Todas as informações relativas ao processo de inscrição, incluindo documentação, pagamento (R$ 116,00 – http://www.res.ufv.br/gru/) e demais procedimentos, estão disponíveis no endereço mencionado. Documentos necessários para a inscrição:

MET-FORMULARIO - Inscricao (lista de documentos)

O processo seletivo constará de prova de conhecimentos de Matemática, Física e Inglês, a ser realizada online, e avaliação de currículos, conforme disposto no edital divulgado pelo Programa. A UFV e o Programa não se responsabilizam por falhas nos meios de comunicação, com exceção de problemas na rede da UFV no dia e no horário agendados para a realização da prova.

O currículo deverá ser apresentado no formato Lattes, acompanhado do modelo padronizado de avaliação do currículo. O candidato deverá preencher o formulário de acordo com a pontuação estabelecida nos critérios de avaliação curricular. Somente deverão ser comprovadas as atividades relacionadas no modelo de avaliação. As indicações dos documentos constantes do modelo de avaliação deverão estar em conformidade com a documentação comprobatória. Toda a documentação deverá ser escaneada e inserida no sistema de inscrição. Os currículos que não estiverem acompanhados do modelo de avaliação preenchido e pontuado não serão analisados. As pontuações serão conferidas pela Comissão Coordenadora.

A classificação no processo seletivo terá por base o somatório da pontuação dos itens avaliados no currículo e a nota obtida na prova de conhecimentos. O resultado da classificação será divulgado por e-mail e no site do Programa, de acordo com o calendário constante do Edital. Após a divulgação do resultado, os candidatos que não concordarem com suas notas terão 3 (três) dias úteis para se manifestarem e solicitarem revisão. Só serão aceitas revisões solicitadas pelos próprios candidatos.

Após a divulgação da classificação final revisada, os processos serão encaminhados aos orientadores para análise e manifestação de interesse pelos candidatos, com base no Plano de Trabalho proposto e no atendimento à exigência do perfil exigido na vaga ofertada.

A avaliação do Plano de Trabalho é eliminatória no processo seletivo. A proposta do Plano de Trabalho deverá ser apresentada de forma clara e objetiva e estar coerente com as linhas de pesquisa e com os temas descritos no Edital. A proposta deverá ter de 3 a 5 páginas, no máximo. A proposta terá avaliação objetiva feita pelo orientador responsável, sendo avaliada como apta ou não à vaga ofertada.

A seleção final será homologada pela Comissão Coordenadora do Programa e seguirá estritamente as normas estabelecidas no Edital vigente.

Não haverá obrigatoriedade de preenchimento das vagas oferecidas.

O Programa se compromete a conceder bolsa a todos os estudantes selecionados (aptos a recebê-la), assumindo a existência da disponibilidade de cotas das agências financiadoras. A concessão da bolsa implica tempo integral e dedicação exclusiva ao Programa e residência obrigatória em Viçosa, MG,  salvo durante a realização da pesquisa em outro local.

Candidatos aprovados cujo orientador forneça bolsa proveniente de projeto de pesquisa ou candidatos que consigam sua própria bolsa de estudos externa à cota do Programa podem ingressar, independentemente da classificação, desde que a bolsa seja suficiente para toda a duração do curso.

Os resultados do processo seletivo serão divulgados por e-mail e, ou, no site do Programa.

Possíveis recursos poderão ser solicitados de acordo com o que especifica e trata o Regimento da Pós-Graduação Stricto Sensu e o Regimento Geral da UFV. Não serão aceitos recursos por descumprimento das normas do Edital vigente por parte do estudante ou por falta de documentação comprobatória.

A inscrição do candidato implicará no conhecimento e aceitação das condições estabelecidas no Edital e dos critérios de seleção específicos deste Programa, às quais não poderá alegar desconhecimento.

As inscrições que apresentarem erro de preenchimento ou ausência de documentação obrigatória não serão homologadas pelo Programa.

Procedimento para isenção da taxa de inscrição

O candidato interessado na isenção da taxa de inscrição no processo seletivo dos Programas de Pós-Graduação da Universidade Federal de Viçosa (UFV) deve atender ao item 4 do Edital 01/2014/PPG/UFV, disponível na página da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG) em http://www.ppg.ufv.br/wp-content/uploads/2012/08/Edital-Selecao-2017-2018.pdf. No caso específico do Programa de Pós-Graduação em Meteorologia Aplicada, o candidato deverá enviar, por e-mail (met@ufv.br), solicitação de isenção, anexando o comprovante de inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

 

Tutoriais

2 opções de acesso remoto ao Periódicos CAPES

5 passos para saber o Fator de Impacto de uma revista

Tutorial de utilização do sistema para a prova online

 

Editais

Edital 2015-2

Edital 2015-2 (DS aditivo)

Edital 2016-1

Edital 2016-1 – versao 2

Edital 2016-2

Edital 2016-2 – versao 2

Edital 2017-1

Edital 2017-2

Edital 2018-1

Edital 2018-2

Edital 2018-2 – versão 2

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Endereço

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Programa de Pós-Graduação em Meteorologia Aplicada

Departamento de Engenharia Agrícola – Sala 107
Universidade Federal de Viçosa
36570-900 – Viçosa – MG
Fone: (31) 3899-1859, 3899-2729 e 3899-2735
met@ufv.br

Última Atualização: 13/07/2018 – 08:17
 

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